WhatsApp-Image-2020-07-20-at-12.24.02.jpg

O AUMENTO DAS DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS DURANTE A PANDEMIA

Dores no corpo, diarreia, enxaqueca, tremores, falta de ar, podem ser “apenas” sintomas de tensões emocionais

Diante do número crescente de mortes em todo o mundo, o Covid-19 está causando outra pandemia: a do medo. Fora isso, o isolamento, o distanciamento das pessoas queridas e outras mudanças na rotina devido a esse novo cenário, geram ansiedade e stress que afetam mente e corpo.
O que muita gente desconhece é que as angústias geradas na mente, podem também gerar outras consequências físicas, como dores, inflamações, alergias entre outras, as chamadas doenças psicossomáticas.
A somatização é um transtorno onde a pessoa apresenta múltiplas queixas físicas, localizadas em diversos órgãos do corpo, como dor, diarreia, tremores e falta de ar, mas que não são explicadas por nenhuma doença ou alteração orgânica. Geralmente, uma pessoa com doença psicossomática está frequentemente em consultas médicas ou pronto-socorros devido a estes sintomas, e o médico costuma ter dificuldade em encontrar a causa.
Existem diversas situações que facilitam o desenvolvimento da somatização, como depressão, ansiedade e estresse. As pessoas mais afetadas são as que sofrem situações como: ampla jornada de trabalho, pessoas que trabalham diretamente com o público, além de traumas da infância ou após acontecimentos marcantes.
A pessoa com transtorno de somatização pode sofrer por muitos meses ou anos com estes sintomas até que se descubra a causa. Além disso, existem doenças que podem ser desencadeadas ou pioradas por situações de estresse, principalmente doenças inflamatórias, como artrite reumatóide, ou doenças como fibromialgia ou síndrome do intestino irritável, por exemplo.
Os sintomas são bastante reais e podem se manifestar de formas diferentes em cada pessoa. No sistema cardiovascular, são palpitações e taquicardia; no gastrointestinal, podem aparecer como náuseas, diarreias, úlceras e gastrite; no sistema respiratório, as doenças psicossomáticas causam ou agravam casos de asma e bronquite. Além de casos de transtorno de ordem dermatológica (coceiras) e metabólica (ganho de peso) e os problemas nas articulações (dores diversas).
A presença dos principais sintomas ajuda a identificar o problema, e são coração acelerado, tremores, dores de cabeça, boca seca, sensação de falta de ar e de nó na garganta, e podem ser mais ou menos intensos de acordo com piora ou melhora do estado emocional de cada pessoa. Para confirmar este transtorno, o médico irá identificar na sua avaliação a existência dos sintomas, sendo que os mais comuns são os gastrointestinais, os que imitam doenças neurológicas ou que afetam a região íntima. Os quadros de somatização se não identificados e tratados em tempo, podem se agravar, causando ou piorando doenças crônicas como asma e bronquite.
Muitas pessoas sentem dificuldade em aceitar que os sintomas podem ter origem psicológica. É comum, inclusive, que passem grandes períodos da vida pulando de médico em médico, à procura da doença que lhe causa tanto mal-estar, sem saber que sua origem é emocional. A partir do momento em que o paciente compreende a origem dos sintomas, é possível começar a trabalhar para a sua solução.
O diagnóstico de uma doença psicossomática pode ser feito por um médico clínico geral ou outro especialista que poderá apontar esta possibilidade, porque excluem a presença de outras doenças através do exame físico e de laboratório.

O tratamento
Alguns medicamentos para aliviar os sintomas incluem analgésicos, anti-inflamatórios, medicamentos para enjoo, além de medicamentos para controlar a ansiedade, antidepressivos ou ansiolíticos. O médico é sempre a pessoa indicada para receitar medicamentos.
Algumas medidas simples podem ajudar a lidar com os problemas emocionais, como tirar férias para descansar a mente e procurar resolver um problema de cada vez. Fazer algum tipo de exercício físico como caminhada, corrida, yoga ou pilates também pode ajudar a promover o bem-estar.
Uma opção muito recomendada e que não utiliza nenhum tipo de medicamento é a PNL, que é uma estrutura que atua na programação mental capaz de reprogramar e eliminar de forma rápida, prática e consistente as reações relacionadas a causa destes sintomas. Para saber mais sobre este recurso acesse https://principiokaizen.com.br/contato/ que nossa equipe entrará em contato com você.

POSTADO EM  17  DE JULHO DE 2020